Faz sentido tomar suplementação alimentar para reduzir a queda de cabelo pós verão?

03/10/2023Saúde & Bem-estar

A queda de cabelo após o verão é um fenómeno de que muitas pessoas se queixam, sobretudo mulheres, e pode acontecer por diversas razões. Desde a exposição prolongada ao sol, o colo e a água do mar que deixam o cabelo mais frágil, às mudanças de rotina que nos fazem alimentarmo-nos de forma menos cuidada ou até mesmo às mudanças hormonais que ocorrem a par do ciclo de crescimento capilar e que levam a uma queda de cabelo mais acentuada no fim do verão/inicio do outono.

Image 1
Image 2

A principal pergunta que me fazem nas consultas quando chega esta fase de queda é “o que é que eu posso tomar para parar esta queda de cabelo?”.

E a resposta nunca é muito linear! A alimentação não pode impedir totalmente a queda do cabelo, no entanto, se nos alimentarmos de forma equilibrada e consumirmos alguns nutrientes em maior quantidade, podemos conseguir minimizar esta queda.

No entanto, sabemos que nem nós garantimos que consumimos todos os nutrientes necessários através da alimentação, nem a nossa capacidade de absorção dos nutrientes está sempre a 100%. É preciso garantirmos que a nossa flora intestinal está em equilíbrio e que o nosso corpo não está sob stress excessivo. Para quem toma medicação regular, é também importante perceber se a patologia que lhe deu origem ou a própria medicação não estão a interferir com o ciclo de crescimento e queda do cabelo e, muito importante, é preciso garantir que temos um sono de qualidade para que o nosso corpo tenha um funcionamento eficiente em todos os sentidos.

Assumindo que somos saudáveis, dormimos bem, descansamos, vamos ter uma alimentação variada e equilibrada, os componentes que podem fazer maior sentido suplementar para travar a queda de cabelo são:

 

·         Biotina: A biotina é uma vitamina B que desempenha um papel importante na saúde do cabelo, da pele e das unhas. No entanto, a absorção de qualquer vitamina do complexo B é muito mais eficaz se elas estiverem juntas, como uma equipa. Por isso, ao escolher um suplemento para a queda de cabelo, em vez de procurar apenas pela Biotina, garanta que o mesmo contém todas ou a maior parte das vitaminas do complexo B.

·         Ferro: A deficiência de ferro é um dos fatores que mais leva à queda de cabelo, sobretudo em mulheres. É também muito comum em pessoas que sofrem de desequilíbrios intestinais como alterações de transito (diarreia/obstipação), barriga inchada ou flatulência.

·         Vitamina D: A deficiência de vitamina D tem sido associada à queda de cabelo, e a suplementação pode ser útil. Mesmo após o verão, quando a exposição solar é maior, muitas pessoas não chegam a atingir níveis de vitamina D acima de 30, que podem ser deficitários para a enormidade de funções em que esta vitamina entra.

·         Ácidos gordos ómega-3: encontrados em peixes e suplementos de óleo de peixe (procure os que têm uma proporção de 2 EPA para 1 DHA) , podem ajudar a promover a saúde do cabelo e do couro cabeludo.

·         Complexos de Aminoácidos (Cisteína, Lisina, Arginina e Prolina): Ajudam a formar queratina, elastina e colagénio, componentes essenciais para o crescimento e fortalecimento do cabelo.

·         Colagénio: Uma proteína fundamental para a produção e constituição de fios de cabelo saudáveis. Procure colagénio tipo 1, em pó, de origem marinha que é o que tem mais eficácia para este efeito.

 

Antes de iniciar qualquer suplemento para tratar a queda de cabelo, é recomendável consultar um profissional de saúde para avaliar sua condição e determinar se a suplementação é realmente necessária, assim como perceber se deve mudar ou corrigir algum comportamento de estilo de vida (ex: saúde intestinal).