A Câmara Hiperbárica e os seus benefícios.

03/03/2023Saúde & Bem-estar

A Câmara hiperbárica ou oxigenoterapia hiperbárica (OHB) é um tratamento que consiste na respiração de oxigénio puro (100%) num ambiente pressurizado – câmara – a um nível muito superior ao da pressão atmosférica. Nestas condições, o corpo absorve mais oxigénio através dos pulmões e da pele, o que favorece o aumento de circulação sanguínea, estimulando o crescimento de células saudáveis e o combate ao desenvolvimento de bactérias.

Image 1
Image 2

A título de comparação, o ar que respiramos diariamente fora da câmara hiperbárica tem apenas 21% de oxigénio; os 79% restantes são compostos por nitrogênio, poluição e outros gases. Essa quintuplicação da oferta de oxigénio, com um ar extremamente puro, faz com que o sangue fique mais nutritivo e à medida que ele circula pelo corpo, verifica-se um funcionamento otimizado das células de áreas problemáticas e melhoria da performance celular.

Para que serve?

Os tecidos do corpo usam oxigénio para funcionar corretamente e quando ocorre uma lesão em alguns destes tecidos, é necessária maior oxigenação para se proceder à sua reparação, melhorando a cicatrização, regredindo a inflamação e combatendo infeções.

Nessas circunstâncias, o oxigénio é capaz de produzir diversos efeitos terapêuticos benéficos, como neutralizar substâncias tóxicas e toxinas, combater infeções bacterianas causadas por fungos, compensar a deficiência de oxigénio que decorre de obstrução ou destruição dos vasos sanguíneos, ativar células ligadas à cicatrização de feridas graves e potenciar a atuação de alguns antibióticos.

Deste modo, as indicações para a realização da terapia hiperbárica são inúmeras.

Porquê usar a Oxigenoterapia na Estética e Bem-Estar?

Perante tantos benefícios, não demorou até que a tecnologia fosse incluída no conjunto de tratamentos benéficos ao funcionamento da pele, onde se incluem os cuidados pré e pós-operatórios da cirurgia plástica, da cirurgia vascular, na recuperação e potenciação de tratamentos estéticos, e a otimização do funcionamento das células.

A explicação pode ser assim resumida: as células alimentam-se de oxigénio e de energia, mas ambos são perdidos com o processo de envelhecimento e também perante a exposição a traumas, como o provocado por uma cirurgia plástica. À medida que se oferece mais oxigénio e, consequentemente, mais energia às células, estas naturalmente passarão a funcionar melhor. O benefício desta terapêutica estende-se em todos os sentidos, desde o combate aos radicais livres, à libertação de toxinas, passando pela ampliação da produção de colagénio.

Segundo o pneumologista Arthur Feltrin os benefícios de associar os cuidados pós-operatórios com a câmara hiperbárica têm sido comprovados na sua prática clínica diária. Parafraseando este especialista “Vamos pensar no nosso material genético, como um atacador de sapato, cuja ponta em plástico é um telómero, responsável por proteger o DNA. Com o passar do tempo, essa proteção sofre um desgaste e fica reduzida. Com a câmara hiperbárica conseguimos evitar esse encurtamento, o que impacta na prevenção de uma série de doenças e noutras alterações, inclusive as registadas na pele”. Ao longo dos últimos tempos a FDA (responsável pela proteção e promoção da saúde pública nos Estados Unidos), concluiu que pacientes que utilizavam a câmara hiperbárica com propósitos de saúde, apresentaram melhoras em diferentes padrões, como unhas, cabelos, pele, sono, humor e até na atividade hormonal, inclusive, os ligados à saciedade...que mais poderíamos desejar? Deste ponto de vista, a própria câmara hiperbárica por si só pode ser o tratamento de eleição de smart-aging e bem-estar!

A câmara hiperbárica tem um impacto muito positivo, no processo de desaceleração do envelhecimento como um todo e nas inflamações, também relacionadas com a celulite e a acumulação de gordura localizada. Nas palavras daquele especialista “Vamos pensar no nosso material genético, como um atacador de sapato, cuja ponta em plástico é um telómero, responsável por proteger o DNA. Com o passar do tempo, essa proteção sofre um desgaste e fica reduzida. Com a câmara hiperbárica conseguimos evitar esse encurtamento, o que impacta na prevenção de uma série de doenças e noutras alterações, inclusive as registadas na pele”. Os benefícios de associar os cuidados pós-operatórios com a câmara hiperbárica têm sido comprovados por Feltrin na prática clínica diária.

Finalmente, os procedimentos de drenagem vulgarmente utilizados nos protocolos pós-operatórios, começam a ser complementados pela terapêutica da câmara hiperbárica, pela melhoria de resultados obtidos.

Os benefícios na alta performance

O impacto no bem-estar e recuperação é tão efetivo que a Oxigenoterapia passou a ser usada como estratégia para acelerar a recuperação de lesões e melhorar a performance de atletas de alta performance, como o tenista Rafael Nadal, o futebolista Neymar e o nadador Michael Phelps. Também figuras públicas ligadas ao espetáculo, como Madonna e Justin Bieber, preocupados com a sua imagem e bem-estar, são adeptos da utilização da câmara hiperbárica, que apresenta poucas contraindicações e/ou efeitos colaterais.