Acne. O que é?

10/04/2023Saúde & Bem-estar

É uma das doenças dermatológicas mais comuns e com maior impacto na qualidade de vida de quem a tem.

O acne afeta as áreas ricas em folículos sebáceos, onde ocorre uma alteração da queratinização dos folículos pilossebáceos com formação de comedões (pontos negros) e consequente inflamação dos mesmos, causando pápulas, pústulas, nódulos, quistos, abscesso e cicatrizes.

Image 1

Fatores mais relacionados com o aparecimento do acne

Os fatores mais relacionados com o aparecimento do acne são fatores hereditários, infeção bacteriana, fúngica, ácaros domésticos e hormonais.

O acne pode caracterizar-se segundo a sua intensidade em leve (maioritariamente pontos negros), moderada (com pústulas e pápulas inflamadas e cicatrizes) e grave (nódulos dolorosos que sangram, cicatrizes atróficas e queloides que causam desfiguração).

O tratamento do acne é complexo, desafiante e, por vezes, frustrante, pelo que deve ser realizada uma abordagem holística e adaptada a cada doente e caso. Sempre tendo em conta a dimensão física, hormonal e emocional da doença.

Terapêuticas para acne

Existem diferentes opções terapêuticas (tópicos, orais, peelings químicos e dispositivos médicos), sendo que, hoje, os resultados obtidos através dos dispositivos médicos têm sido surpreendentes e motivadores. A escolha do tratamento depende do grau e classificação da doença, bem como do tipo de lesões predominantes.

Como opções tópicas existem os ácidos (salicílico, azeláico e glicólico), o peróxido de benzoílo, os antibióticos e os retinóides.

A combinação destes princípios ativos tópicos tornou o tratamento mais eficaz, mais tolerável, com menor incidência de efeitos adversos, sendo de primeira linha para todas as gravidades de acne. Para formas mais agressivas de acne, serão necessários tratamentos orais, seja hormonal, antibióticos ou isotretinoína, que é o único fármaco com potencial curativo.

Os cuidados com a pele fazem parte de uma abordagem terapêutica holística e não devem ser menosprezados.

Rotina de Skin Care para cuidados com a pele

Matinal:

1.    Limpeza

a.    A limpeza diária da pele é fundamental na redução do excesso de sebo. Porém, se for demasiado agressiva perturba o estrato córneo e é contraproducente;

b.    Lave com água morna e sabonete ou gel neutro, ou com antisséptico;

c.    Use escovas faciais de silicone;

d.    Seque suavemente sem esfregar ou irritar a pele;

e.    Na limpeza do rosto, o produto pode conter princípios ativos como ácido salicílico, peróxido de benzoílo e alfa hidroxiácidos; não deve conter álcool e perfumes; e ter um pH entre 5.5-7.

2.    Toner

3.    Creme de Olhos (adequado ao seu tipo de olheira)

4.    Opções de princípios ativos para a rotina matinal:

a.    Vitamina C: antioxidante e anti-inflamatório;

b.    Ácido glicólico: melhora o aspeto das cicatrizes;

c.    Ácido salicílico: previne e melhora os comedões;

d.    Ácido azelaico: reduz a formação de comedões.

5.    Creme hidratante:

a.    Melhora a hidratação da pele, protege-a da irritação e melhora a adesão ao tratamento tópico;

b.    Tenha especial atenção na escolha de um hidratante livre em óleo e não comedogénico;

c.    Escolha um produto sem perfume, sem álcool e à base de água.

6.    Proteção Solar: fundamental para evitar hiperpigmentações, cicatrizes e foto-dermatite produzida pelo tratamento tópico. Escolha um protetor solar oil-free e com proteção UVA, UVB e luz visível com SPF>30.

 

Noturna:

1. Loção de Limpeza (igual à rotina de dia);

2. Toner (igual à rotina de dia);

3. Creme de Olhos (igual à rotina de dia);

4. Tratamento (opções):

a. Peróxido de benzoílo (gel de 2,5-5%): efeito bactericida e anti-inflamatório, diminuindo a formação e infeção dos comedões;

b. Retinol: evita formação de comedões e elimina as lesões existentes;

c. Creme com combinação de peróxido de benzoílo com adapaleno (tipo de retinol).

5. Creme hidratante: nem sempre necessário porque, em alguns casos, deixa-se o tratamento atuar durante a noite, sem a colocação de hidratante posterior.

Que outros cuidados deve ter?

Alguns estudos demonstram uma melhoria em doentes com acne após algumas semanas de dieta pobre em açúcares.

Também se encontrou uma maior incidência de acne em doentes que consomem quantidades aumentadas de produtos lácteos ricos em gordura como leite e derivados, derivados do porco, comidas condimentadas e derivados de grão de cacau.

Alguns pacientes melhoram com a exposição ao sol. Contudo, deve ter especial cuidado visto que a maioria dos princípios ativos usados no tratamento tópico do acne causam fotossensibilidade e podem causar reações adversas, após exposição solar.

Dispositivos médicos, quais são os indicados e eficazes?

Podem ser realizados diferentes dispositivos, sendo necessária uma avaliação médica e a elaboração de um plano de tratamento com o médico para a escolha do mais indicado para si. Os dispositivos que têm mostrado bons resultados na luta contra o acne são:

- Radiofrequência

- Radiofrequência com microagulhamento

- Luz Intensa Pulsada

- Terapia fotodinâmica com luz vermelha e luz azul

- Laser ablativo

O acne como entidade clinicamente desafiante e muito impactante na vida das pessoas, pode ser minimizado quando bem controlado e bem abordado, o que se torna muito gratificante tanto para si como para quem o trata. Se tem acne, não espere mais, procure ajuda e conselho médico.